Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Saber mais Continuar

Historial da Delegação de Oeiras

ACA Oeiras HistoriaA Delegação de Oeiras da Associação Coração Amarelo, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS, inc.113/00), foi instituída no Concelho de Oeiras a 27 janeiro de 2003 e iniciou a sua atividade com um pequeno grupo de Voluntários cheios de entusiasmo e cientes da necessidade de atuar com muito Amor, junto de uma elevada faixa de população Idosa.

Presentemente a Delegação de Oeiras conta com 81 Voluntários e 149 Beneficiários (idosos,dependentes e isolados ), abrangendo todas as freguesias do Concelho.

Os Voluntários desenvolvem um trabalho individual junto do beneficiário, através de:

  • Visitas semanais no domicilio: lendo, conversando sobre aspetos da atualidade, ouvindo o que têm para contar, preenchendo documentos ou outras atividades que possam ser necessárias;
  • No exterior: acompanhando nomeadamente ao médico, ao hospital, ao café, ao cinema, num passeio, a outras instituições, a casa de familiares ou amigos.

Para quebrar a monotonia e a solidão do ambiente em que vivem,organizamos mensalmente um evento com voluntários e utentes, como forma de convívio, fomentador de amizade e do conhecimento,visitando museus, palácios, exposições, lugares de lazer e terminando com um lanche.

Privilegiamos todas as iniciativas do concelho levando-os a conhecer o seu património, dando assim a oportunidade de, em muitas situações, relembrarem a sua história de vida, dado que as suas memórias estão ligadas aos espaço que visitamos.

Vamos também, sempre que possível, visitar lugares e monumentos de referência histórica fora do Concelho de Oeiras.